Press "Enter" to skip to content

Como o mindset pode ajudar nos seus negócios?

0

Primeiramente, você deve estar se perguntando: mas o que é mindset?

Vamos lá!

Mindset é a forma como você pensa, o processo mental que você desenvolveu durante sua vida, sua carreira, é basicamente suas crenças, tudo que você adquiriu ao longo da vida.

E dentro desse mindset, podemos classificar dois tipos: o mindset fixo e mindset progressivo. Falando bem popularmente, é a forma pessimista e a forma otimista de pensar, respectivamente.

Uma pessoa que possui um mindset fixo, tende a pensar negativamente diante dos obstáculos, achando não ser capaz de ultrapassá-lo. Isso acontece porque a forma que ela pensa, negativamente, faz com que coisas e acontecimentos que não saíram conforme ela planejou, tenham acontecido assim porque ela não foi ou não é capaz o suficiente para superá-los, e qualquer adversidade que por ventura aconteça no caminho, é uma prova dessa incapacidade. Ela se auto desestimula, se sabota.

Já a pessoa com mindset progressivo, tende a pensar positivamente. E isso não quer dizer que ela ache que tudo vai dar certo, vai ser lindo ou perfeito, não! Mas sim, que se algo de ruim acontecer, ela pode superar e seguir adiante.

A pessoa com um mindset progressivo vê a dificuldade como um aprendizado e um estímulo para conquistar o que deseja.

A diferença entre os dois tipos de mindset é que em um a pessoa tem um perfil de estagnação (mindset fixo) e no outro ela tem um perfil evolutivo (mindset progressivo).

E em que os dois perfis de mindset podem ajudar (ou não) nos seus negócios?

Bom, não é todo mundo que nasce rico e se mantém rico e com sucesso durante toda a vida sem que tenha que colocar a mão na massa.

Também não é porque você tem uma grande ideia e a coloca em prática que ela vai estourar e você se tornará um grande empresário da noite para o dia.

Todo negócio é uma constante evolução e pode ir bem ou não por ações pessoais e também por ações externas, que você não pode controlar. E é a forma como você lida com essas ações que vai determinar o sucesso ou o fracasso da sua empresa, da sua carreira.

Dentro disso, o mindset é totalmente importante para ajudar no seu negócio.

Ter uma mentalidade progressiva te ajuda a não desistir na primeira dificuldade e a entender que, ainda que você tenha cometido um erro, você não é obrigado a saber tudo, mas sim, que se você não sabe, você vai procurar aprender para não cometer o mesmo erro.

É você saber que sempre pode aprender mais e isso não é um problema, mas sim uma coisa boa, pois, você reconhece suas fraquezas e tenta superá-las a todo momento.

Se lembra de quando você era pequeno e começou a aprender a andar de bicicleta?

Quantas vezes você caiu antes de conseguir? Quantos joelhos ralados, cotovelo, quanto choro? Mas seus pais estavam ali, ao seu lado, te incentivando a não desistir. Dizendo que você iria cair algumas vezes (todos nós caímos), mas que iria conseguir, precisava conseguir. Ali, eles (seus pais) já estavam ajudando na criação do seu mindset.

E assim como os tombos que você levou até aprender a andar de bicicleta, a vida, principalmente nos negócios, te dará muitos tombos, mas agora, o incentivo para não desistir não vem mais dos seus pais, ele tem que vir de você!

Você tem que estimular sua mente na criação do mindset progressivo. E isso se dá a partir do momento que você identifica suas dificuldades e trabalha nelas; você treina sua mentalidade progressiva, expande sua visão.

Dessa forma, você consegue alcançar seus objetivos, tanto pessoais como profissionais, além também de ser capaz de influenciar quem está a sua volta.

Uma pessoa positiva inspira outras pessoas a também pensarem positivamente, criando uma onda otimista construtiva.

Por isso, tenha domínio de sua mente e procure desenvolver seu mindset progressivo se tornando um sucesso nos negócios e na vida.

Deixe seu comentário