Press "Enter" to skip to content

Bitcoin: você realmente sabe o que ela é?

0

 

Primeiramente, você sabe o que são Bitcoins?

Bitcoin nada mais é que uma moeda virtual. Assim como o nosso real ou o dólar, porém, com algumas particularidades.

A primeira delas é que ela não existe fisicamente (não tem como ter bitcoin na carteira nem no cofrinho de casa), como disse, ela é virtual. A segunda é que ela não é regulada por um Banco Central.

O Bitcoin, que surgiu em 2009, nasce da mineração (mais ou menos como a de ouro, só que em rede de computadores). São computadores que resolvem problemas matemáticos absurdos, conectados a uma rede, basicamente pessoas que emprestam suas máquinas para realizar as transações. Cada bloco de transações, juntos, é chamado de blockchain, que no caso é o sistema de registros que garante a segurança das operações realizadas por criptomoedas.

A forma como o Bitcoin nasce é conhecida, porém, quem a criou, ainda é um mistério. Seu criador é chamado de Satoshi Nakamoto, um desenvolvedor, que na verdade, nunca teve comprovada sua identidade.

Hoje, não é qualquer um que faz a “mineração” de Bitcoins. Para fabricar a moeda atualmente, é necessário, além de conhecer a fundo sobre o assunto e já possuir Bitcoins, ter super, ultra computadores, como o Avalon ASIC, com hardware dedicado à tarefa e criado especial para a mineração da moeda.

Para quem deseja adquirir a moeda, é possível comprando unidades em casas de câmbio específicas ou através da venda de produtos ou serviços que a aceitem. Após, o usuário se cadastra num software e recebe um “endereço” que será utilizado nas transações (um código com números e letras).

Em toda compra que você fizer utilizando sua moeda, será entregue este endereço, que irá registrar a transação, que é pública, ao contrário dos dados do comprador e do vendedor, que são anônimos. Uma ressalva: as compras com bitcoins não podem ser desfeitas.

Contudo, as criptomoedas  não são aceitas em todos os países.  Isso deve-se a insegurança que as moedas ainda transmitem no setor econômico, com grandes oscilações e vistas de ser considerada bolha, e um investimento de alto risco.

E aí, vai arriscar investir em Bitcoins?

Deixe seu comentário