Press "Enter" to skip to content

Empresa que não se atualiza morre

0

Nos últimos tempos vimos milhares de empresas fechando suas portas. Empresas essas consagradas e com muitos aos de mercado.

Mas porque isso aconteceu e vem acontecendo frequentemente?

Porque muitas empresas focam tanto no seu potencial e no seu produto/ serviço que acabam esquecendo ou não achando importante inovar. Esquecem da concorrência que já existe e das podem surgir.

Quem não se lembra da Blockbuster? A gigante da locação de filmes simplesmente morreu quase que de uma hora pra outra e de uma forma inacreditável.

Aí muitos pensam: mas porque ela deixou que isso acontecesse, por que ela não inovou?

Bom, ela teve suas oportunidades e deixou passar.

A primeira: lá atrás (em 2000) ela teve a oportunidade de comprar a Netflix (ainda pequena e apenas oferecendo serviço de delivery de dvd), que foi uma das responsáveis pelo fim das locadoras de filmes com o início do streaming.

A segunda: ela não se preocupou em prestar o mesmo serviço, paralelamente ao que ela já fazia, para garantir pelo menos a equidade no mercado.

Ou seja, ela simplesmente ignorou o fato de que algo ou alguém poderia interferir nos seus negócios.

E o que se pode tirar disso?

Prepotência? Bastante.

Ingenuidade? Nem tanto.

Burrice? Sim ou com certeza?

Ela é um caso muito claro de que a tecnologia pode a qualquer momento trazer novos recursos e acabar com modelos tradicionais de produtos ou serviços.

Foi assim com as locadoras, foi assim com a telefonia e está sendo assim com diversos outros ramos de atuação.

Você e sua empresa precisam estar atentos e abertos a novas possibilidades antes que elas desapareçam e te deixem sem alternativas.

E para isso, você deve saber exatamente quem é seu público consumidor, qual é seu comportamento, e o que ele espera da sua empresa e do mercado em geral.

Uma ótima forma de se fazer isso é realizando pesquisas de marcados com esses clientes e estar atento a tudo que acontece com relação ao seu ramo, e as novidades (ainda que bem pequenas e aparentemente inofensivas) que estão surgindo.

Mente aberta e inovação são suas maiores aliadas.

Não deixe que a confiança no seu trabalho te cegue e não ignore as pequenas iniciativas. Grandes histórias surgem de pequenos começos.

Esteja pronto para mudanças se quiser continuar no mercado.

 

Deixe seu comentário