Press "Enter" to skip to content

Garota de 10 anos cria um jogo de tabuleiro que ensina programação para crianças

0

Samaira Mehta já vendeu mais de 6 mil itens e recebeu uma carta de Michelle Obama

Nunca é cedo demais para empreender. Várias crianças vêm ensinando isso há algum tempo: do jovem Charlie Griffiths, de 14 anos, na Inglaterra, com suas velas aromáticas caseiras, à garota norte-americana de 13 anos Alina Morse, com sua empresa de doces saudáveis.

 

Mas, talvez, sejam poucas as que unam o empreendedorismo com o interesse pela programação. É o caso, porém, da jovem estado-unidense Samaira Mehta. A garota de apenas dez anos criou um jogo de tabuleiro para crianças que, além de divertir, ensina conceitos básicos da linguagem computacional.

A criação de Mehta chama-se CoderBunnyz. Nela, crianças de a partir de quatro anos precisam criar um caminho para que seu coelhinho coma todas as cenouras dispostas no tabuleiro. “No jogo, estão desde os conceitos básicos da programação, como sequenciamento e condicionamento, até os mais avançados, como loops, funções, stack, filas, listas e paralelismo”, disse ela para o site da “CNBC Make It“.

O jogo já vendeu mais de 6 mil cópias (Foto: Divulgação)

Segunda a garota, tudo começou quando ela tinha entre seis e sete anos. Quem a introduziu ao mundo da programação foi o pai, engenheiro e especialista no ramo. Mehta conta que, enquanto aprendia com ele, foi procurar algum material disponível para crianças sobre o assunto. Como não encontrou nenhum, teve a ideia de criar o seu próprio.

A partir daí, ela criou um rascunho e pediu ajuda à família para trazê-lo à vida. Depois de entrar em contato com designers e produtores da China e da Nova Zelândia, o produto nasceu. Segundo a menina, a família ainda a ajuda. Quem faz o marketing da marca é a mãe, seu pai funciona como consultor oficial e seu irmão caçula testa os produtos.

A garota também conta com uma equipe para o empacotamento dos produtos. A entrega fica a cargo da Amazon. Segundo Mehta, a companhia já fez mais de 6 mil jogos. Ela também já criou um segundo jogo, chamado CoderMindz. A ideia é ensinar conceitos básicos de inteligência artificial usando a linguagem de programação Java.

Mehta também teve a oportunidade de ter contato com algumas grandes personalidades. Ela já recebeu uma carta da antiga primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama. Na mensagem, a advogada dizia que a garota era uma grande inspiração para todos.

Além disso, Mehta conheceu pessoalmente a diretora de cultura do Google, Stacy Sullivan. Segunda a menina, Sullivan garantiu a ela que, quando crescesse, ela teria um emprego ali se quisesse. Mesmo assim, Mehta afirma que deseja continuar a empreender em coisas cada vez maiores.

 

FONTE: revistapegn.globo.com

Deixe seu comentário